Visit Sponsor

Atualizado por: 12:54 pm CGR1, Iskcon, Notícias Views: 4

Uma visita toda especial

Urmila Devi Dasi visitou o Brasil em 2024, oferecendo palestras sobre espiritualidade com profundidade e simplicidade, inspirando as comunidades por onde passou com sua sabedoria e dedicação ao serviço devocional.

URMILA DEVI DASI

Biografia de Urmila Devi Dasi (Dra. Edith Best)

Nascida em 1955 na cidade de Nova York, Urmila Devi Dasi (Dra. Edith Best) serviu à ISKCON continuamente desde sua iniciação por Srila Prabhupada em 1973. Ela teve várias oportunidades, junto com sua família, de se encontrar pessoalmente com ele. Ela e seu marido estão na ordem vanaprastha desde 1996. Eles têm três filhos, 13 netos e dois bisnetos.

Urmila possui Bacharelado em Ciências pelo Excelsior College (da Universidade do Estado de Nova York) em Religião e Educação. Obteve um Mestrado em Administração Escolar pela Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, e um PhD em Liderança Educacional. Ela é certificada como Master Practitioner de Programação Neurolinguística, um sistema de aconselhamento e ensino, além de ser certificada no sistema Prepare de aconselhamento pré-marital.

Ela foi professora primária e secundária por 27 anos e tem 19 anos de experiência em gestão escolar. Urmila é presidente do Conselho Consultivo Sastric do GBC, ajudou a iniciar o Grhastha Vision Team, foi editora associada da Back to Godhead por 30 anos e anteriormente professora de Sociologia da Religião no Bhaktivedanta College.

O serviço de Urmila Devi Dasi na ISKCON incluiu trabalho como distribuidora de livros, secretária assistente da BBT, pujari, cozinheira de templo, atriz, escritora e editora.

As publicações de Urmila incluem Career Dharma, Krishna Meditations, Essence Seekers, Vaikuntha Children, The Great Mantra for Mystic Meditation, dezenas de artigos e Dr. Best Learn to Read, um programa de alfabetização completo com 83 livros, que utiliza tecnologia permitindo que os livros falem em 25 idiomas com o toque de uma “caneta” especial.

Autores: Vide os nomes em cada bloco.

Edição: Baladeva Das

  1. BELÉM DO PARÁ
    Por Harisvara Das

A visita de Srimati Urmila Devi Dasi ao Brasil contou com uma intensa programação de atividades realizada no período de 22 de setembro a 03 de outubro. A primeira parada foi na cidade de Belém.

Nas palestras que fez em Belém, tratando dos temas do controle da mente e das emoções, ensinou-nos como amadurecer espiritualmente.

A gravidade com que abordava os temas, com profundidade, sem perder a vivacidade e o bom humor, mostrava sua maturidade espiritual, com a qual tornava os assuntos palatáveis e atraentes a um público predominantemente não Hare Krishna.

Assim, mostrou-nos a importância da realização pessoal do conhecimento espiritual, da leveza e do rigor na apresentação da consciência de Krishna, envolvidos por uma emoção devocional de serviço.

  1. RECIFE
    Por Hari Cakra Das

A visita de Srimati Urmila Devi Dasi a Recife foi inspiradora. Ela é uma alma rara, que recebeu inspiração direta do maior expoente da pregação mundial da missão do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu: Srila Prabhupada.

Chegando à noite no Aeroporto Internacional, ela foi recebida pela liderança da ISKCON Recife, representada por Krishna Karuna DD e Vishnupriya DD. No dia seguinte, Urmila apresentou uma palestra no Centro de Yoga Santosha, localizado na Encruzilhada, região central da cidade.

Realmente, pudemos notar o alto nível de organização na apresentação da palestra, demonstrando a profissionalidade de uma mestra que assume a função de apresentar Krishna da maneira mais doce e palpável para um público diversificado, composto por jovens, adultos, idosos, devotos, iogues, curiosos, etc. Muito inteligente, ela apresentou o Senhor Krishna de forma que todos ficaram imensamente envolvidos.

Houve venda de livros de Srila Prabhupada e, no segundo dia, muitos vieram ao templo em Aldeia, interessados em ouvir mais. Novamente, tivemos uma palestra bem estudada, planejada, detalhada e apresentada de forma que o verdadeiro sentido do tema ficasse completamente explícito.

A passagem de Urmila por Recife nos deixou um legado de sabedoria, vindo de uma pessoa que demonstra total interesse no serviço a Krishna e em Sua missão de resgatar Suas partes integrantes.

  1. ECOVILA VRAJADHAMA
    Por:
    Yamunacarya Das Goswami (YDG)
    Mitravinda DD (MDD)
    Laksimi Priya DD (LPDD)
    Dayanidhi DD (DDD)
    Nara Freitas de Queiróz (NFQ)
    Devaki-nandana Das (DD)
    Dhanvantari Swami (DVS)

YDG
Eu observei que ela é extremamente organizada, muito disciplinada, atenciosa com todos e muito voltada para o serviço em vários lugares, como dar aulas, participar de reuniões, etc.

Percebi que ela se interessa por temas bastante profundos da consciência de Krishna. Sua pregação aborda muitos autores e textos além dos livros tradicionais de Prabhupada, como Bhaktivinoda Thakur, Raghunatha Das Goswami, entre outros. Achei tudo muito interessante.

MDD
A visita da Urmila foi incrível! Ela é uma devota muito experiente e uma referência no campo dos estudos. Além de ser PhD em Educação, desde que ingressou no movimento, tem prestado diversos serviços em gurukulas e escolas de devotos. E, para completar, é uma erudita nas escrituras.

Perguntei a ela: “Quando você começou a estudar?” Ela respondeu: “Desde que entrei no movimento, sempre estudei no mínimo seis horas por dia.” Mesmo com três filhos pequenos, ela nunca deixou de estudar. Vários momentos eu estava traduzindo conversas dela com outras pessoas, e ela recomendava artigos, livros e pesquisas, enviando-os diretamente de seu computador, que é um acervo enorme de informações sobre todos os temas. Ela tem de tudo ali, e, além disso, domina os assuntos! Depois me disse: “Muitas pessoas dizem que uma das minhas profissões é bibliotecária espiritual.”

As aulas que ela deu foram muito profundas, abordando aspectos que nos conectam cada vez mais com Krishna, como, por exemplo, aumentar nossa lembrança dEle, nossa meditação nEle e como lidar internamente com nossas dificuldades para progredirmos na consciência de Krishna.

No aspecto pessoal, percebi que ela é extremamente simples. Estava sempre satisfeita com tudo e era muito gentil com quem a servia. Quando eu levava prasada, ela dividia e insistia que eu me sentasse para comer junto. Quase não deixava que limpássemos seus aposentos, e suas roupas, ela mesma lavava. No dia de ir embora, sem que percebêssemos, lavou e pendurou toda a roupa de cama que usou e ainda lavou a da devota que a estava servindo.

Ela agradeceu várias vezes por termos a recebido tão bem, mas isso refletia muito mais a bondade e simplicidade dela. Estava sempre feliz. Em vários momentos, perguntou-me: “Você acha que os devotos estão gostando das aulas? Estou prestando um serviço relevante para vocês? Eu gostaria muito de fazer algo que fosse útil para vocês.” Era nítido para mim que seu desejo era verdadeiramente servir.

Pelas experiências que compartilhava de sua vida, inclusive situações de dificuldade, ficou claro que ao longo de toda sua jornada ela manteve um relacionamento muito forte e dependente da misericórdia de Krishna. Nunca deixou de servir em nenhum momento.

LPDD
Desde o primeiro contato, tive somente boas experiências. Fiquei procurando pessoas que pudessem me ajudar a conversar com ela, já que não falo inglês, mas muitas vezes não consegui. Então, pensei: “Quer saber? Vou falar com ela assim mesmo”. E usei o Google Tradutor para entender cada frase e traduzir o que eu queria responder. Depois percebi que isso foi uma grande bênção de Krishna para mim, pois pude aprender com sua objetividade e gentileza. Ela é direta, mas sem ser grosseira, o que a torna ainda mais objetiva. Isso foi muito positivo.

As aulas dela são potentes: fortes e doces ao mesmo tempo. É muito inspirador ver uma discípula de Prabhupada tão dedicada, muito focada em seu trabalho missionário, erudita e verdadeiramente humilde.

DDD
Foi uma experiência incrível ver o foco dela no que fazia. Ela estava sempre dedicada ao serviço a Srila Prabhupada.

Houve algumas vezes em que almoçávamos e ela continuava estudando para dar aula. Muitas vezes, quando eu chegava, ela estava escrevendo. Dá para perceber que é uma pessoa que realmente vive nesse espírito de servir bem ao mestre espiritual, 24 horas por dia. Isso foi muito, muito inspirador para mim e me fez muito bem.

Urmila tornou-se para mim uma referência de devota que prega e se doa 100% ao serviço devocional.

Quando ela foi embora, me disse para cuidar bem de Radha Govinda. Esse momento foi bem especial para mim porque ela reparou que eu estava servindo as deidades, e isso ficou marcado em meu coração. Ela é uma pessoa extremamente simples, mas muito refinada. Essa foi a impressão que fiquei dela.

Já sinto saudades porque ela é uma pessoa que passa e transforma. Um minuto da associação com ela a gente se transforma, eu tive essa sensação que em um instante junto dela muitas coisas mudaram em mim graças a potência espiritual e conexão dela com Radha e Krishna.

NFQ
A coisa que mais me marcou foi observar quanto ela usa do tempo dela para se lembrar de Krishna. Todos os dias ela escuta aulas de Prabhupada, narrações sobre Krishna, faz anotações, etc. Ela tem a consciência muito elevada. É bem bonito de ver porque ela está sempre pensando em Krishna.

Também apreciei quão amigável e paciente ela foi comigo enquanto eu a servia. A personalidade dela me agradou muito.

DD
Antes da chegada de Urmila, estávamos todos muito contentes e ansiosos por recebê-la, conhecê-la e ouvi-la. Queríamos muito servi-la e aprender com ela.

O Instituto Jaladuta, junto com a Ecovila Vrajadhama, preparou tudo da melhor maneira possível, mobiliando a casa com sofá, geladeira, colchão novo, roupas de cama novas e todas as comodidades para que ela ficasse bem hospedada.

Quando Urmila chegou, a recebemos com um grande kirtan. Ela desceu do carro muito feliz com a recepção e prestou reverências a todos.

Ela deu aulas a semana inteira, duas vezes por dia, das 10h às 11h30 e das 16h às 17h30. No final de semana, havia muitas pessoas, e ela apresentou tópicos bastante interessantes, sempre fiéis à linha de Prabhupada. Nas aulas, dava vários exemplos e utilizava um PowerPoint muito bem elaborado para transmitir o conhecimento da melhor forma possível.

Ao final, Urmila nos deu um feedback bastante positivo, dizendo que o ambiente era muito limpo, que percebeu que todos fizeram de tudo para agradá-la, e que tanto a Ecovila quanto o projeto como um todo eram muito lindos.

A última aula foi sobre o “Mana Siksha”, de Srila Raghunatha Das Goswami, e ela então convidou Dhanvantari Swami e Yamunacarya das Goswami para participarem.

DVS

A Ecovila e o Instituto Jaladuta vibraram juntos com a visita de Srimati Urmila DD. Foi uma experiência genuína de imersão em conhecimento transcendental. Ela simplesmente trouxe-nos um grande e variado “tesouro” e nada nos pediu em troca.

No primeiro final de semana, as palestras sobre o tema “Conexão na Bhagavad Gita e Srimad Bhagavatam” foram dirigidas ao público que vai até a Ecovila Vrajadhama em visita ou peregrinação; De segunda a sexta, num clima mais reservado, ela abordou temas como “Mana Siksha” e “Obstáculos & Testes ao Longo do Caminho”, os quais eram mais atrativos para os devotos e devotas que já estão no processo de transformação rumo ao amor por Krishna.

A turma de Vrajadhama caprichou na etiqueta. Quando chegou a hora da despedida todos fizeram um kirtana e deram uma bolsa cheia de deliciosas iguarias para ela levar na viagem.

Foi tudo muito rico e profundo!

(Visited 4 times, 1 visits today)

Last modified: outubro 11, 2024

Close
plugins premium WordPress