Por Snana Yatra Devi Dasi
A segunda-feira 22/9/25 parecia um dia comum de início de primavera. Mas não foi! À tarde, a cidade foi tomada por uma forte chuva acompanhada de ventos de até 101 km por hora. Em questão de minutos, o cenário era de destruição.
A casa onde funcionamos há mais de uma década estava irreconhecível. O teto do tulasiário estilhaçou, vidros das janelas foram quebrados, o muro de alvenaria lateral simplesmente veio abaixo por completo, o toldo da frente da loja voou longe, nosso telhado foi bastante destruído, o antigo pinheiro do andar superior desabou sobre a casa do vizinho. Felizmente ninguém se feriu.



O Pacaembu foi dos bairros mais afetados da cidade. Casas vizinhas ficaram ainda em pior estado. Árvores caíram sobre fios de alta tensão, naturalmente a energia elétrica faltou por alguns dias. Um tronco de árvore entrou pelo vidro de um carro do outro lado da rua. O motorista se salvou por milagre. Tudo isso foi transmitido repetidamente nos noticiários, inclusive no Jornal Nacional.
A sensação geral era de impotência e incredulidade diante da inclemência da natureza material. A cidade é constantemente atingida por desastres naturais, mas nem nos piores pesadelos imaginaríamos que uma casa sólida como a nossa seria afetada dessa maneira.
Todavia, sofrimento e lamentação não combinam muito com vida espiritual, como bem instrui Krishna a Arjuna na Gita. Rapidamente começou o movimento para recuperação do local. Voluntários se prontificaram a fazer a necessária limpeza e reorganização.


A transmissão da programação espiritual ficou prejudicada por alguns dias pela falta de luz, mas logo foi restabelecida.
No sábado, enquanto motosserras do poder público podavam árvores na rua, tivemos dois cursos, um sobre Adoração com Sri Krishna Shakti, na parte da manhã, e outro com Mahesvara Caitanya, sobre As Três Forças da Natureza.


Domingo teve o tradicional Krishna Fest (novo nome do Bhakti Fest), com palestra de Chandramukha Swami, com o tema “A Importância da Iniciação Espiritual “.

O sucesso desses eventos teve sabor especial, a constatação de que nossa jovem congregação está mais madura, unida por experiências memoráveis sob o guarda-chuva transcendental de Sri Krishna. E cada vez mais convencida de que vida espiritual vale muito a pena, é o único remédio para passarmos por situações adversas, conscientes de que – centelhas divinas – nada temos a ver com as misérias materiais.
Aproveitamos para agradecer a toda a comunidade vaishnava, que se solidarizou e nos dá suporte financeiro para a recuperação do local.

destruição recuperação São Paulo Snana Yatra Devi Dasi
Last modified: outubro 10, 2025





