Por Dhanvantari Swami
Devotos de todas as gerações caminham juntos na missão de Prabhupada.
E a missão caminha por muitas trilhas traçadas pelos membros das congregações, e que levam a cidades e vilas espalhadas por aí.
No último fim de semana, o mundo comemorou os festivais de Krishna Janmashtami e Vyasapuja de Prabhupada, dois eventos gigantes em tamanho e importância. O mundo vibrou as glórias da Suprema Personalidade de Deus e de Seu máximo representante, o mestre e fundador da Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna.
Essas vibrações encheram de bem aventurança espíritual os corações de inúmeros devotos e despertaram curiosidade em outro tanto de pessoas que perceberam as comemorações.
Os templos estavam renovados, decorados e de portas abertas para seus fiéis, mas a festa não se limitou a esses lugares sagrados. Ela brotou em diferentes lugares onde alguns devotos se reuniram para a experiência de tusyanti ca ramanti ca ou seja, para compartilhar alegremente relatos das atividades que marcaram a passagem de Krishna e de Prabhupada por este mundo.
Em Salvador, a festa já estava marcada para reunir todos no templo juntamente com os ilustres visitantes Candramukha Swami e Jagad Vicitra Prabhu, mas, havia outra festa também programada. Essa seria na Casa Vishnu, um Instituto de saúde mental e integrativa dirigida por Jaya, uma devota que desde o berço pratica a consciência de Krishna e que tem como colaboradora a consagrada Radha Gokulananda, uma experiente seguidora de Srila Prabhupada.

Foi Radha, como é mais conhecida, que dirigiu a comemoração do Krishna Janmashtami na Casa Vishnu. Ela liderou Bhajan e Kirtana, explicou como todos poderiam contemplar as atividades transcendentais de Krishna, conhecer Suas instruções na Bhagavad Gita e se conectar à energia que vibrava em todo o mundo naquela data especial.
Na Itália, na pequena e bela cidade de Poggio Renatico, dois casais de devotos brasileiros foram à casa de Bhakti Rupini e Guru Krishna desde o Mangala Artik para comemorar o Janmashtami juntamente com outros convidados e com os filhos do casal. A palestra foi dada por Rupini que explicou o significado dos diferentes episódios nos quais Krishna em Vrindavana derrotou vários emissários do cruel rei Kamsa que ali chegaram com a intenção de matar o menino Krishna.


Em Campina Grande, a diretoria da ISKCON organizou uma peregrinação ao Dhama Sagrado da Ecovila Vrajadhama e fechou o templo congregacional de Maha-gaura-nitai para visitas. Porém, um grupo de residentes do Condomínio Naimisharanya, onde o Templo está localizado, se organizou e reuniu devotos e visitantes no templo para oferecerem uma grande festa de Janmashtami para Krishna e outra de Vyasapuja para Prabhupada.



Estas são “novas” iniciativas que cada vez se tornam mais frequentes com o crescimento congregacional do Movimento Hare Krishna no Brasil.
Desconfio que além desses três festivais aqui relatados, muitos outros também devem ter sido realizados fora dos templos, demonstrando a devoção dos membros da congregação; Vamos ver se os correspondentes do JV nos trazem mais notícias de outros festivais como esses.
Campina Grande Dhanvantari Swami Itália Krishna Janmashtami Salvador Vyasapuja de Prabhupada
Last modified: agosto 21, 2025





