Visit Sponsor

Atualizado por: 2:35 pm CGR1, Cursos, Eventos, Iskcon, Iskcon São Paulo, Notícias Views: 10

Retirão do Bhagavatam – um encontro de várias gerações

O “Retirão” na Ecovila Govardhana reuniu quatro gerações da Iskcon no Brasil, destacando a continuidade da missão de Prabhupada. A 4ª geração, ativa em diversos aspectos do evento, simboliza a sucessão espiritual e a transmissão contínua da tradição.

devotas e devotos reunidos

Por Dhanvantari Swami

Esse texto tem de ser grande!
Afinal, vamos falar de um “Retirão”. E, que eu diga desde já, que em tamanho e importância, jamais vi igual em nenhum outro evento de cultura e educação na Iskcon do BR. Maior que ele somente a recitação do SB entre os sábios de Naimisharanya que durou os 1⁰s mil anos da era de Kali.

O evento ainda está acontecendo na Ecovila Govardhana, pertinho de SP. Aquele lugar parece ter sido desenhado para acolher quem se aproxima de Krishna em busca de conhecimento a respeito da Verdade Absoluta. (BG.7.16)

Para quem entrou no Movimento pelo Marco Zero, como eu, observar a interrelação de 4 gerações, seja no papel de palestrantes ou de alunos, foi uma “bomba” de entusiasmo, fé e esperança para o fluxo de sucessão das próximas gerações.

Como se definem as gerações? Bem, de acordo com cientistas das religiões que estudaram o Movimento, a 1ª geração é representada unicamente por Prabhupada. Ele estava presente no Retirão através da mística vani em suas traduções e significados. Seus discípulos formam a 2ª geração e havia alguns deles, inclusive os eruditos Lokasaksi, Gunesvara e Paravyoma. A 3ª geração era a mais numerosa no Retirão, vários discípulos dos discípulos de Prabhupada, entre eles o idealizador do evento, Candramukha Swami, e o carismático Yamunacarya Das Goswami.

Agora eu quero falar da 4ª geração presente no evento. Seus representantes eram muitos e estavam em toda parte. Estavam na cátedra dando aulas no mais rigoroso estilo acadêmico, como Nrsimhananda discípulo de CMS, nos bancos da sala de aula, na recepção, no Pujari, na cozinha, no bistrô, na lojinha, na organização do evento como a virtuosa Bhaktirasa e seu marido, Ananta Vishnu, que cuida da TI para a comunicação… Eles movimentavam a mola mestra do evento.

A atuação da 4ª geração harmoniosamente integrada às anteriores demonstra a continuidade da missão de Prabhupada quase 50 anos depois de sua partida deste mundo. É a institucionalização da “novidade”: Os mais novos seguidores de Prabhupada ocupando vagas no lugar de fala da Iskcon. E mais, diante de outros de todas as demais gerações e “mandando o verbo”. Ou seja, apresentando num evento sobre o “Fruto Maduro da Literatura Védica” os temas filosóficos do terceiro canto do SB com desenvoltura e coragem, superando o acanhamento de estar diante de tios e tios-avós, “segurando o bastão” da sucessão de Srila Prabhupada que, para eles, é seu bisavô espiritual, seu maha-parama-guru .

Perceberam a dinâmica da sucessão? Já tem 4ª geração sentanda no vyasasana!

Que venham a 5ª, a 6ª, a 7ª … perpetuando assim, a Iskcon de Prabhupada pelo restante dos 10 mil anos da era Gauranga!

(Visited 10 times, 1 visits today)

Last modified: abril 24, 2024

Close
plugins premium WordPress