Visit Sponsor

Atualizado por: 1:32 am Iskcon, Iskcon João Pessoa, Notícias Views: 0

Projeto Cidadão Baião de Dois: Serviço devocional, coletividade e empatia

O Projeto Cidadão Baião de Dois, em João Pessoa, distribui prasada mensalmente a cerca de 100 pessoas em situação de rua, unindo voluntários de diversas áreas. Inspirado no Alimentos para a Vida, adapta a culinária e música locais, com espírito devocional, empatia e solidariedade.

Criança em situação de rua comendo prasada

Por Sankarsana Dasa

No Brasil, muitas cidades possuem áreas onde a população sofre devido à insegurança alimentar, consequência da vulnerabilidade social dos dias atuais.

No centro da cidade de João Pessoa, na Praça dos Três Poderes, no horário noturno, circulam muitas pessoas em situação de rua. São homens e mulheres desempregados, desamparados e acompanhados de crianças de colo e de outras idades. Entre os adultos, a maioria é de idosos.

Valendo-me da condição de dono de restaurante e motivado pelo desejo de ajudar a minimizar a dor da fome dessas pessoas, apresentei a um grupo de amigos e clientes do restaurante um projeto inspirado no programa Alimentos para a Vida, de Srila Prabhupada, adaptado à realidade local.

Em vez do tradicional kitri indiano, servimos o popular baião de dois nordestino, lacto-vegetariano, preparado seguindo critérios básicos da alimentação oferecida a Krishna. A trilha sonora do evento também é regional do Nordeste: forró e baião, no lugar dos mantras.

Desse modo, o Projeto Cidadão Baião de Dois, que atende cerca de 100 pessoas por edição, acontece uma vez por mês e agrega voluntários de diferentes segmentos, crenças e profissões em torno da distribuição de prasada.

O dono do hortifruti doa os legumes, professores doam laksmi, amigos e amigas doam serviços, e artistas doam seu talento musical. O grupo todo envolve cerca de 20 pessoas — e sempre há espaço para mais.

O diferencial e elemento mais importante do projeto é que os alimentos são oferecidos a Krishna antes de serem servidos. E além disso, o que une os voluntários é também um desejo intenso de ajudar, com empatia e solidariedade.
Na edição de maio, o projeto completou um ano de atividade.

Agradecemos o apoio e pedimos as bênçãos dos(as) vaishnavas(vis).

(Visited 1 times, 1 visits today)

Last modified: julho 1, 2025

Close
plugins premium WordPress