Por bhakta Clemilton
Os devotos de Manaus foram até a Escola Estadual Francisco Albuquerque para apresentar a consciência de Krishna para os estudantes do ensino médio. A ação fez parte das atividades promovidas na disciplina Interculturalidade e Diversidade Amazônica, orientada pela professora Alba. Fizeram parte desse encontro a presidente Goura Keli DD, seu filho Krishna Bhakti e bhakta Clemilton.
Goura Keli começou expondo sobre o que é o movimento da consciência de Krishna e sua história em Manaus, onde já teve sede em várias partes da cidade, como o famoso templo da 7 de Setembro.
Bhakta Clemilton trouxe uma reflexão sobre os nossos desejos, felicidade e propósito da nossa vida: “Independente do que acreditamos, todos estamos em busca de felicidade. Os nossos anseios como desfrute dos sentidos, riqueza, poder, segurança, família, são meios que tentamos para sermos felizes. E quando não atingimos esses anseios, nos frustamos e perdemos o entusiasmo da vida. A consciência de Krishna é um convite para entendermos quem realmente somos, quais as nossas qualidades, defeitos, qual o nosso dever, etc. Esse processo de autoconhecimento é fundamental para a nossa realização pessoal”.
Então os alunos foram convidados a cantar juntos o maha-mantra Hare Krishna, e receberam a explicação que simplesmente por ouvir e cantar os nomes de Deus podemos ser felizes.
Após cantarem juntos, os estudantes fizeram várias perguntas sobre os nossos princípios, costumes, roupas, o papel da mulher na nossa tradição, e muito mais. Goura Keli e Krishna Bhakti responderam com bastante sabedoria as perguntas.
Pedimos para a professora Alba um breve relato sobre o nosso encontro com os estudantes e esse foi seu depoimento: “A participação do Movimento Hare Krishna na nossa escola foi muito importante pois possibilitou aos alunos uma maior reflexão sobre a diversidade de crenças, diversidade de filosofias de vidas, de modos de vida existentes em nossa Amazônia. Esse debate se torna muito oportuno no atual contexto em que a sociedade brasileira se encontra: uma sociedade individualista, pouco sensível aos problemas sociais, reacionária e conservadora. A apresentação do Movimento Hare Krishna possibilitou uma nova forma de pensar o estar no mundo, um novo olhar sobre a vida, despertou para necessidade de nos tornarmos mais humanizados.”
Ficamos muito felizes e agradecidos pela oportunidade de compartilhar a consciência de Krishna para os jovens. A professora Alba nos convidou a retornar outra vez para apresentar também para os alunos do turno da manhã. Aceitamos o convite e estamos todos muito empolgados em propagar as glórias de Krishna.
Bhakta Clemilton consciência de Krishna Escola Estadual Francisco Albuquerque Manaus
Last modified: novembro 12, 2023