Visit Sponsor

Atualizado por: 8:12 pm Cursos, Especial, Iskcon, Matérias exclusivas, Notícias Views: 1

O Instituto Jaladuta na Argentina

O Instituto Jaladuta celebra 25 anos com curso Bhakti Sastri em San Esteban, Argentina, reunindo 11 alunos de vários países. A formação combina estudos védicos, pregação e atividades culturais.

Por Dhanvantari Swami

São 25 anos de atividade na educação shástrika para membros da Iskcon. Quase 500 alunos passaram pelo Instituto Jaladuta nesse período, e estão por aí fazendo suas próprias escolhas no universo Hare Krishna.

Este ano, o Jaladuta “ancorou” mais uma vez no “porto” do Campus de San Esteban, uma pequena cidade do interior do Estado de Córdoba, na Argentina.

As salas de aula

A sede do Instituto aqui é espaçosa e muito bonita. É uma propriedade particular do casal Mitravinda DD e Devakinandana Das, posta por eles à disposição da Iskcon para o específico propósito da educação de seus membros.

Na turma deste ano há alunos da Argentina, México, Paraguai e Brasil. São apenas 11 estudantes na faixa etária de 18 a 40 anos, que escolheram ter uma experiência sabática para uma imersão na literatura clássica da Índia, com aprofundamento no gênero devocional: Bhagavad-Gita, Sri Isopanisad, Upadeshamrta e O Néctar da Devoção.

Ashrama Feminino
Ashrama Masculino
Cabana do Maharaj

A proposta pedagógica inclui também disciplinas da formação humana e para a pregação da consciência de Krishna na sociedade secular. E, claro, para os brasileiros, Língua Espanhola.

O currículo mínimo do curso presencial do Jaladuta trabalha com o nível Bhakti Sastri. Ao concluir o curso, eles poderão obter o diploma oferecido pelo Ministério Internacional de Educação da Iskcon através de seu departamento de Graduações. O aproveitamento é examinado ao longo do ano letivo e os alunos devem perfazer a média de 65%. Os brasileiros farão também o exame nacional da Argentina para fluência no idioma Espanhol, e poderão obter um certificado reconhecido internacionalmente.

O Templo
O Altar de Radha Govinda Candra, as Deidades dos anfitriões

A turma recebeu o apelido de “De Plata” em alusão ao Jubileu de Prata que o Instituto está comemorando.

As aulas começaram no dia 5 deste mês. Os alunos já estão estudando a disciplina “Análise Estrutural da Bhagavad-gita” e estão participando com entusiasmo.

Durante o curso vamos fazer alguns passeios culturais em trilhas ecológicas da região, participar do Ratha Yatra de Buenos Aires e fazer uma excursão ao litoral do Oceano Pacífico cruzando a Cordilheira dos Andes e passando no templo de Santiago do Chile.

Parte da área de lazer e festividades
Passeio no parque da cidade

Ano que vem o Jaladuta aínda não sabe onde vai ancorar! A ideia é oferecer parte do curso
na Comunidade Nueva Braja Mandala de Guadalajara, na Espanha e, se a Índia e o Paquistão cessarem a guerra, pretendemos concluir o Bhakti Sastri por lá, em parceria com o Instituto Mayapur, que também comemora seu Jubileu de Prata este ano.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Last modified: maio 12, 2025

Close
plugins premium WordPress