Visit Sponsor

Atualizado por: 7:00 pm Especial, Eventos, Iskcon, Iskcon Caxias do Sul, Notícias Views: 0

Música Clássica da Índia no Congresso Nacional do Chile

Sri Bhakti Das, chileno com forte ligação ao Brasil, apresentou um concerto de música clássica indiana no Congresso Nacional do Chile, integrando cultura védica e pregação espiritual. Tocando Sitar e cantando Hare Krishna, ele evidenciou a contribuição de Prabhupada à cultura mundial.

Por Dhanvantari Swami

Sri Bhakti Das nasceu no Chile, mas desenvolveu uma relação com o Brasil ainda muito criança. Ele, seus pais e irmãos passaram alguns anos no Rio de Janeiro enquanto seu pai fazia pós graduação. Foi nessa época que o menino Sebastián Kauak “virou brasileiro”.

Apaixonado pelo Brasil, Sri Bhakti conheceu o Movimento Hare Krishna, fez o curso Bhakti Sastri presencial no Instituto Jaladuta em Campina Grande e foi iniciado. Depois foi estudar direito, se casou com Indira Jahnava Devi Dasi, discípula de Jayapataka Swami, e foi estudar música clássica na Índia, especializando-se em Sitar. Agora, enquanto exerce a profissão de musicista fazendo concertos, ensinando história da música clássica e a tocar o instrumento de cordas Sitar, ele também se dedica a graduação universitária em outra área de seu interesse humanístico, a Psicologia.

Rapidamente, os anos se passaram para Sri Bhakti e, assim como Ruy Barbosa, o famoso intelectual brasileiro que se dispôs a ensinar inglês para ingleses na Inglaterra, Sri Bhakti passou a ensinar Sitar no Gurukula de Mayapur, um importante reduto da cultura clássica da Índia nos últimos quarenta anos.

Sri Bhakti tem talento de músico, mas tem temperamento de advogado. Ele não se deixa abater facilmente pelas dificuldades que enfrenta ao longo de seu caminho, para ele, a música clássica da Índia é um cartão de visita para entrar em qualquer lugar do mundo, falar de Prabhupada e distribuir Bhagavad Gitas para as pessoas muito atarefadas e importantes.

Recentemente, ele realizou um concerto de música clássica da Índia com os instrumentos tradicionais Sitar e Tabla, no Salão de Honra do Congresso Nacional de seu país. O concerto foi parte cultural de uma reunião ordinária do Congresso.

Para esse evento, ele convidou o percussionista Francisco San Miguel, que toca tabla e também é um estudioso da música clássica da Índia há quase vinte
anos, para acompnhá-lo no palco.

Além da apresentação da milenar música indiana, Sri Bhakti fez o elo cultural contemporâneo cantando Hare Krishna, e assim evidenciou a contribuição de Prabhupada para a cultura universal.

Sri Bhakti revela que ele e sua esposa formam uma equipe de pregação. Ela sempre está motivada a distribuir prasada e livros de Prabhupada em todo os eventos onde ele apresenta sua arte.

Indira Jahnava presenteando livros de Prabhupada.

A contribuição de Sri Bhakti para o Movimento de Prabhupada hoje iguala-se àquela dos devotos pioneiros que, com enorme senso de responsabilidade, têm espalhado os nomes e a fama de Krishna em todo o mundo ocidental.

Veja o link para vídeos dessa reportagem especial e compreenda melhor a grande importância de penetrarmos genuinamente em ambientes seletos como o desse evento de Sri Bhakti onde o Movimento de Prabhupada ganha relevante evidência social:

(Visited 1 times, 1 visits today)

Last modified: maio 6, 2025

Close
plugins premium WordPress