Por Snana Yatra Devi Dasi
O calendário cultural de São Paulo é um dos mais interessantes do Brasil, sem falar nas compras, lazer e gastronomia. Em dezembro, a movimentação se intensifica com a chegada de Noel.
Então, como tornar atrativo o Centro Hare Krishna de São Paulo para apresentar a consciência de Krishna da melhor maneira? Muitas fórmulas foram testadas, mas tudo começa com a arrumação do local.
Os visitantes são recebidos pelo recepcionista de plantão, que dá boas-vindas e informações sobre o espaço. A sapateira fica discretamente colocada na saleta à esquerda. A saleta da direita tem poltronas, água saborizada ou chá e livros. O filtro de água elétrico no quintal atende a grande demanda no calor. Há um canto para descanso, com rede, fonte e Tulasiário. O visitante tem a opção de sentar-se no pufe, almofada, banco ou cadeira, o que for mais confortável. Tem a lojinha, com uma infinidade de artigos devocionais, como livros de Prabhupada. E o bistrô para os lanches.
Depois há o cuidado com a programação. Nesse domingo, tudo começou com a aula de yoga da Simone, seguida pela boa feijoada do Raghu.
Na Vivência de Bhakti, o espelho da loja foi emprestado para ensinar a passar tilaka na testa. O Raphael finalizou a prática, ensinando os pontos e mantras para o resto do corpo.
Rapidamente a sala foi rearranjada para o bhajana com os músicos Hari Kishora Das e Lilanatha Caitanya Das.
As Beatas de Prabhupada apresentaram a peça Barato para sempre, em alusão ao início do Movimento Hare Krishna na América. Manjari Tulasi dd, Denise, Manjari Priya dd e Sri Radha Priya dd representaram hippies que encontraram Prabhupada (Jaya Guru Das) e o brahmacari Danananda (Silene, iniciada na véspera como Sri Laksmi dd). Na plateia, a Wal (agora Vrinda Seva dd) e Ulpiano (agora Upendra Das) assistiam à peça com interesse.
A palestra de Chandramukha Swami sobre O verdadeiro Samadhi foi espetacular. O Swami sempre dá boas palestras, mas essa foi especial, redondinha, fácil de entender e sem pressa, até as dúvidas esgotarem. Ele mencionou o clima familiar e acolhedor criado pelo casal Vishnupriya e Sri Caitanya como parte do sucesso da congregação entusiasmada e fiel.
Arati, Kirtana suave sob a direção do Swami. A prasada foi da Arunalocana, com muita pakora de berinjela.
O Leo, de Salvador, mudou-se para São Paulo, atraído pelos eventos culturais da cidade. Felizmente tem reservado os domingos para conhecer mais sobre a consciência de Krishna. Domingo já se equipou com japamala, bolsa de japa e o livro Bhagavad Gita para Iniciantes. Nossa fórmula está dando certo.
arati Bhakti Fest chandramukha swami kirtana São Paulo Snana Yatra Devi Dasi
Last modified: dezembro 11, 2023