Por Dhanvantari Swami
Um dos festivais mais populares de Vrindavana, o Juhlana Yatra reúne pessoas de todas as gerações.
A história original remonta cerca de 5 mil anos e o lugar é Vrindavana, na Índia.
Radha e Govinda eram crianças pré-adolescentes e brincavam nos bosques de Vrindavana juntamente com seus amigos Gopas, Gopis e Manjaris.

As brincadeiras eram inventadas a partir de um tema principal: Os dois eram rei e rainha (Gokulesvara e Vrindavanesvari) daquele lugar sagrado.
Toda a garotada participava dessas brincadeiras colaborando das mais variadas maneiras para agradar o casal divino.
Prabhupada trouxe esse festival para os templos “Radha Krishna” de sua Iskcon.

Na região do CGR1, esse festival é comemorado na Ecovila Vrajadhama, quando os nove residentes da Comunidade armam um balancinho todo decorado na frente do altar e balançam Radha Govinda para frente e para trás enquanto cantam as belas canções tradicionais de Vrindavana.
É bonito de ver! E é emocionante também. O humor original da brincadeira é uma combinação harmoniosa entre servidão, amizade e amor, dasya-sakhya-madhurya-rasa.
Os devotos e devotas sentem-se enlevados por essa experiência de sandhya-rasa e se entregam à contemplação da expressão máxima da beleza espiritual.
O período de Juhlana Yatra corresponde aos oito últimos dias do quarto crescente, culminando com o dia da lua cheia, quando o festival do aparecimento de Balarama rouba a cena.





Dhanvantari Swami Festival Juhlana Yatra
Last modified: setembro 27, 2023