Por Dhanvantari Swami
Anualmente, no mês de junho, todo o Nordeste comemora a tradicional festa de S. João.
Alguns dizem que essa tradição vem da Europa católica, mas sabemos que se tornou muito popular e que atua como dinâmica de união e alegria de famílias e diferentes grupos culturais e sociais.
Um ponto interessante a se observar é que com a conscientização a respeito da preservação ambiental, características originais da comemoração, como soltar balão e acender fogueira usando madeira cortada das árvores, foram substituídas, mas a alegria dessa festa de inclusão, onde os hábitos caipiras são valorizados e copiados pelos participantes que fazem questão de se caracterizar como tabaréus e tabaroas (nomes baianos para matutos e caipiras) ou seja, pessoas simples e de cultura interiorana.

A festa de S.João é, definitivamente, uma manifestação popular do ideal de uma sociedade simples, onde as diferenças são igualadas num folclore que exalta a força da simplicidade na moda, na música, na dança e na arte culinária para a união das pessoas.
A congregação Vaishnava da Bahia não fica de fora dessa oportunidade de favorecer a união entre seus membros e promover a reflexão de como tudo pode ser mais simples, alegre e, ao mesmo tempo fonte de força espiritual para levar adiante a missão de Prabhupada.
A turma animada da Bahia, convidou o ilustre casal
Jagad Vicitra e Mahajana para a festa. Ele deu uma palestra da Bhagavad-gita. Depois teve Kirtana para Jagannatha em Seu altar todo decorado com o tema junino e então, os devotos e devotas entraram de cabeça na festa, que teve quadrilha, casamento na roça, “quentão, e todo tipo de comidas típicas.
Foi um domingo especial cheio de cultura, alegria, união e devoção.

Festa Junina ISKCON BA Mahajana Prabhu Jagad Vicitra São João 2025
Last modified: junho 30, 2025





