Visit Sponsor

Atualizado por: 4:52 am CGR3, Ecovila Vraja Dhama, Iskcon, Iskcon Rio de Janeiro, Notícias Views: 3

Instituto Jaladuta inicia curso de Permacultura

O Instituto Jaladuta iniciou um curso de Permacultura na Ecovila Vrajadhama, Caruaru – PE, com uma aula inaugural ministrada por Vasudeva Parayana Das, destacando o projeto “Jardim 108” como exemplo de sucesso em permacultura e re-existência ecológica. O curso, com carga horária de 688 horas, é registrado como curso de extensão da UEPB.

Parte da turma reunida

Por Dhanvantari Swami

O livro “Vida Simples e Pensamento Elevado” de Srila Prabhpada, adquirido inadvertidamente por um jovem de Taubaté, foi parar nas mãos de seu irmão mais jovem, Dante.

Dante visitou Nova Gokula em Pindamonhangaba e nunca mais conseguiu esquecer a gravura da capa do livro, que representava um industriário tirando seu macacão de trabalho enquanto contemplava um cenário rural próspero e natural.

Hoje, Dante é professor de Filosofia no ensino médio de Garopaba, SC, casado com sua namorada daquela época de busca por respostas em NG e com quem construiu o “Jardim 108”, como expressão de vida Simples e Pensamento Elevado que praticam na intimidade de seu lar.

Eles foram iniciados como Vasudeva Parayana Das e Narayana Parayana Devi Dasi. Jardim 108 é a pequena chácara onde residem, é também o nome do empreendimento de alimentos veganos que Narayana gerencia para a família e foi o tema da aula inaugural do Curso de Permacultura Do Instituto Jaladuta na Ecovila Vrajadhama, Caruaru – PE.

Vasudeva Parayana é doutorando em Filosofia Ambiental pela UFSC. Na aula de abertura do Instituto, ele falou do “Jardim 108, um projeto de Permacultura e re-existência ecológica”.

A sala virtual de sua palestra tinha 51 participantes interessados no assunto. Os 18 alunos matriculados no curso de Permacultura assistiam a aula com entusiasmo de “calouros”. Mas eles queriam ver mesmo eram as fotos de um design Permacultural, uns canteiros em agricultura sintrópica, produtos colhidos e prontos para serem consumidos ou vendidos como excedentes. Eles queriam ver um exemplo de sucesso Permacultural. E foi o que, de fato, viram no material exposto pelo palestrante e com as explicações mais convincentes para que eles arregacem as mangas e comecem a adotar a ética e os princípios fundamentais da Permacultura.

Foi assim que no dia 15 de março de 2024, O Instituto Jaladuta deu início ao curso de Permacultura, que terá 688 horas de carga horária e está registrado como curso de Extensão da UEPB.

(Visited 3 times, 1 visits today)

Last modified: junho 6, 2024

Close
plugins premium WordPress