Visit Sponsor

Atualizado por: 6:59 pm CGR4, Ecovila Vraja Dhama, Eventos, Iskcon, Notícias Views: 1

Grande festival de quatro dias na Ecovila

O festival de quatro dias na Ecovila Vraja Dhama começou com uma mesa-redonda sobre a importância dos grandes festivais anuais na tradição Gaudiya Vaishnava, destacando a celebração de Janmastami e Vyasa Puja de Prabhupada. Os palestrantes discutiram o impacto espiritual desses encontros, a energia elevada dos kirtans, e a importância da associação dos devotos durante os festivais.

Por Baladeva Das

Ontem, dia 24, a Ecovila Vraja Dhama abriu o festival de Janmastami e Vyasa Puja de Prabhupada com uma mesa-redonda sobre o tema “Grandes Festivais Anuais”. “Dharma-saba” é o termo culturalmente usado para apresentar um tema relevante à congregação Gaudiya Vaishnava. Após um doce bhajan na sala do templo de Radha Govinda, a presidente Laksmi Priya convidou os palestrantes a compor a mesa.

Mitravinda Devi Dasi, Devaki-nandana Das, Dhanvantari Swami, Yamunacarya Das Goswami e Aravinda Das falaram sobre a importância dos festivais. Mitravinda mencionou como um festival marca nossa trajetória espiritual, exemplificando como, mesmo depois de muito tempo, ainda recordamos das palestras, da prasada, dos kirtans, etc.

Devaki-nandana, que acabou de retornar do festival em Jagannatha Puri, na Índia, falou entusiasticamente sobre a multidão aglomerada para ter o darshan de Jagannatha, Baladeva e Subhadra. Ele revelou que, em conversas com outros devotos, ouviu sobre o êxtase do kirtan e como a consciência elevada desse momento é tão intensa que uma pessoa que abandonasse o corpo nessa ocasião seria muito bem-sucedida.

Yamunacarya Maharaj trouxe o depoimento de Rupa Goswami no Bhakti Rasamrta Sindhu, que destaca a celebração dos festivais como uma das angas de bhakti. Ele explicou como a associação dos devotos é exaltada durante os festivais vaishnavas, e que comemorar esses festivais é muito importante. Caso uma pessoa não possa festejar na associação de outros devotos, ela tem a opção de comemorar em sua própria casa.

Dhanvantari Swami falou dos festivais inaugurados por Prabhupada e lembrou que o festival de Goura Purnima, em Mayapur, é o principal entre os Gaudiya Vaishnavas. Prabhupada estabeleceu esse encontro como a ocasião em que todos os devotos do mundo podem se reunir em Mayapur, recarregando as energias após um ano de trabalho, distribuição de livros, apresentação da filosofia nas universidades e todos os serviços de propagação da missão de Prabhupada.

Então, a palavra foi dada a Aravinda, o convidado especial do dharma-saba, discípulo sênior de Bhakti Bhushana Swami, que é líder latino-americano da BBT e está em visita ao Brasil. Ele citou uma passagem do Caitanya Caritamrta que revela o passatempo do Senhor Caitanya no primeiro kirtan, ainda privado, na casa de Srivasa Thakur. Com grande expressão cênica e seus 1,90 m de altura, Aravinda replicou, com seus longos braços, o gesto do Senhor Caitanya ao parar o kirtan, surpreendendo a todos, principalmente as crianças, que caíram na risada.

Laksmi Priya, a mediadora, retomou a palavra, agradecendo a todos e ressaltando a importância dos festivais na realidade da Ecovila Vraja Dhama. Ela disse que, nesses momentos, a comunidade cresce em muitas benfeitorias porque se prepara para receber os Vaishnavas da melhor maneira possível. Ela também mencionou que recentemente comemoraram o festival de Jhulana Yatra e, em seguida, o festival de Balarama, e que, com esta mesa-redonda, foi aberto o transcendental festival de Janmastami e Vyasa Puja de Prabhupada.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Last modified: setembro 4, 2024

Close
plugins premium WordPress