Por Dhanvantari Swami
Dias atrás foi a comemoração do aparecimento de Sri Nityananda Prabhu. O mundo todo vibrou Seus santos nomes e a consciência dos vaishnavas foi energizada com a recordação das atividades da personalidade que veio a este mundo para dar força e trazer a dinâmica certa para o movimento de sankirtan do Senhor Caitanya.
Nos templos da Iskcon de Prabhupada e nos lares dos membros da congregação vaishnava aquele dia não passou em branco e diferentes intensidades das demonstrações de devoção criaram um festival planetário em diferentes fusos horários jorrando “a chuva da misericórdia capaz de apagar o fogo ardente da existência material.” (Gurvastakam 1.)

A Iskcon na Bahia também vibrou sua cota de energia transcendental para o mundo. O festival no templo foi uma iniciativa que rompeu a tradição dos últimos anos e incrementou o serviço devocional de dezenas de devotas e devotos reunidos. Havia até gente nova e de primeira visita!
Eles fizeram bhajana, kirtana, pujana, oferendas de frutas e preparações deliciosas, além de um rico abhisheka, ou banho com líquidos auspiciosos que percorrem o corpo divino da deidade e terminam no lava-pés, produzindo o caranamrta, o néctar sagrado capaz de purificar os presentes.
Todos percebiam a atmosfera de bem-aventurança que transbordava do cantar dos santos nomes e de todas as oferendas transcendentais realizadas naquele momento.
O resultado de tudo isso foi a decisão congregacional de que daqui pra frente os festivais serão celebrados com essa riqueza cultural e devocional.
Chota-Gaura-Nitai ki Jay!
Bahia Dhanvantari Swami Festival de Nityananda Salvador
Last modified: fevereiro 23, 2025
f20p08