Visit Sponsor

Atualizado por: 3:34 am CGR4, Iskcon, Iskcon Rio de Janeiro, Iskcon São Paulo, Notícias Views: 17

Festival de Govardhana Puja em São Paulo

O Govardhana Puja, celebrado em São Paulo, foi marcado por preparativos dedicados, decorações encantadoras e uma representação do passatempo de Krishna segurando a colina de Govardhana. Apesar de contratempos na palestra de Chandramukha Swami, Gopalaji das liderou bhajanas e explicou os significados espirituais, enquanto a festa culminou com prasada bem preparado e a distribuição de lembranças, fortalecendo a conexão com o passatempo infantil de Krishna.

Chuvas torrenciais em Vrindavan

Por Snana Yatra Devi Dasi

O Govardhana Puja é uma das mais queridas e esperadas festividades do mês de Kartika.

No domingo com palestra de Jay Gokula das sobre a Meditação da era, já convidávamos o público para a festa de Govardhana na terça-feira.

Sri Radha Priya dd, Bárbara e a mãe cuidaram dos preparativos para que os convidados encontrassem a casa lindamente decorada com guarda-chuvas de vários tipos e cores. Nas paredes foram colocados enfeites que lembravam lamparinas da festa das luzes, o Diwali, do dia anterior.

A decoração do altar teve a ajuda de Sri Radha Priya dd e Gopi Bharta dd, sempre dispostas a pôr a mão na massa para soluções lindas, criativas e que cabem no bolso. Dessa vez Gaura-Nitai entraram em êxtase ao encenar o belo passatempo em que Krishna segurou a colina de Govardhana para proteger Seus devotos de chuvas torrenciais. Como vários passatempos de Krishna ocorrem simultaneamente, Mãe Yasoda e Damodara compunham o cenário espiritual.

Chandramukha Swami tentou dirigir de Florianópolis a São Paulo para dar a palestra, mas não conseguiu chegar porque ficou preso na Dutra. Gopalaji das foi acionado. Comandou o bhajana, explicou o significado de algumas canções no humor de Vrindavana, leu o livro de Krishna e comentou o fascinante passatempo de Govardhana.

Sri Damodara das (o dançarino e coreógrafo Ciro Barcelos) apareceu com a amiga Fernanda, que é produtora artística. Lila Prasada das; Ananda Rasa dd; a família Shyama Gauri dd, Krishna Gauranga das e o kunja Bihari; Ananda Krishna; Sri Krishna Shakti das e o filho Swami Prabhupada – um bocado de gente reapareceu depois de muito tempo e ajudou a alegrar a festa. A programação seguiu com arati, kirtana e a oferenda de mechinha para Damodara.

Lírian e Ladli Radhika dd foram felicitadas publicamente porque aniversariavam nesse dia tão auspicioso.

Para fechar com chave de ouro, foi servida a prasada feita no capricho por Raghu Pati Raghava das e equipe: salada, lassi de abacaxi, arroz temperado, dahl de ervilha redonda com queijo, kofta no molho de tomate, batata Gauranga e várias sobremesas, inclusive a tradicional montanha de halava. A prasada estava farta, o apetite de Girigovardhan não teve limites. Para entrar no humor da comilança, teve gente que entrou na fila três vezes!

Aradhana dd distribuiu a lembrancinha da festa, um guarda‐chuva de papel feito pela Soraya para continuarmos a meditar indefinidamente nesse maravilhoso passatempo infantil de Krishna.

“A meta de nosso movimento para a consciência de Krishna é nos tornarmos uma gopi. Krishna, então, nos salvará de qualquer perigo, mesmo que precise erguer uma colina.” (SP, Nova Iorque, 20/7/71)

(Visited 17 times, 1 visits today)

Last modified: novembro 19, 2023

Close
plugins premium WordPress