Visit Sponsor

Atualizado por: 7:30 pm CGR4, Iskcon, Iskcon São Paulo, Notícias Views: 0

Espiritualidade e vegetarianismo

A preocupação com o bem-estar animal está crescendo, motivando o aumento de alimentos vegetarianos e veganos. Workshops como os de Rama Putra dasa destacam a importância de uma dieta sem carne, unindo saúde, consciência ambiental e o conceito de misericórdia ampliada da filosofia vaishnava, que reconhece os direitos espirituais dos animais.

Gaura-Nitai presenciando o workshop

Por Snana Yatra dd

É claro que muitos de nós somos apegados a nossos animais. Nos terríveis acontecimentos recentes no Sul, pessoas se recusaram a sair das casas alagadas para não abandonar seus animais. Outras se mobilizaram para salvar animais ilhados. O resgate do cavalo Caramelo, que se equilibrava no telhado de uma casa, comoveu o Brasil.

Então já existe a preocupação com o bem-estar animal. Mas ela deve ir além dos animais de nosso convívio e das espécies que apreciamos. Há o conceito equivocado de que outros animais devem servir de comida para nós.

Felizmente já existe gente que não come mais carne, a ponto de estimular a indústria a investir pesado para produzir alimentos vegetarianos ou com o selo vegano. Isso facilita a vida dos futuros adeptos desse estilo de alimentação.

Para dar o “empurrãozinho” a quem deseja dar o grande passo em direção ao vegetarianismo ou veganismo, no fim de semana passado, Rama Putra dasa esteve no CHKBY.

No sábado, ele deu o Workshop Alimentação, vegetarianismo e proteção dos animais. O tema foi tratado com abrangência, incluindo saúde e a necessidade premente de consciência ambiental, haja vista os desastres ecológicos que presenciamos.

Mas há outra razão importante. Segundo o filósofo vaishnava israelense Isvara Krishna dasa (Ithamar Theodor), a Gita traz o conceito ampliado de misericórdia. Coloca em foco o animal cidadão, possuidor de alma espiritual. Seus direitos independem de sua serventia aos humanos.

Rama Putra falou com a segurança de quem pratica o vegetarianismo há décadas. Ainda é o fundador da ONG Mater, com sede em Nova Gokula, que cuidou de milhares de animais e os reinseriu na natureza.

O workshop foi ótimo, tanto que duas pessoas se tornaram vegetarianas.

No domingo, ele
continuou com o tema na palestra Espiritualidade e vegetarianismo, no Bhakti Fest.

O Bhakti Fest teve suas outras habituais atrações, como aula de yoga, almoço beneficente, vivência de bhakti, bhajana, arati, kirtana, comemoração de aniversários e jantar, e se tornou um workshop do ser integral.

Valeu, Rama, por contribuir!

(Visited 1 times, 1 visits today)

Last modified: maio 24, 2024

Close
plugins premium WordPress