Por Dhanvantari Swami
O Festival de domingo da Iskcon é famoso no mundo todo. É nele que se congregam todas as gerações de devotos e devotas e também nossos convidados, simpatizantes, curiosos, integrantes das células Lapidar, vizinhos e amigos.
No Rio, o encontro Sadhu Sanga de domingo é marcante. Dá pra matar a saudade de muita gente e perceber o aprimoramento do serviço de todo mundo, bem como seu amadurecimento espiritual.
Esse festival semanal tem características variadas em diferentes centros Hare Krishna. Aqui no Rio nota-se bem a alegria de toda gente.
O festival do domingo 12 de novembro contou com duas atividades pitorescas:
- Uma cerimônia de fogo para primeira iniciação de um devoto e uma devota da congregação, e
- oferecimento da lamparina em celebração ao mês de kartika, cuja principal meditação “viaja” pelas atividades infantis de Krishna.
Todos os festivais do mundo oferecem pelo menos duas oportunidades inesquecíveis, ouvir a filosofia da consciência de Krishna e saborear Krishna-Prasada (delicioso alimento vegetariano “ao molho” de energia espiritual). A prasada do dia 12 estava excelente! A palestra foi dada por mim.
Eu estava cheio de alegria na associação daquelas pessoas atentas e havia preparado a apresentação do importante tema que Krishna traz na BG 4.10.
Esse é um verso famoso que estimula a auto-disciplina e traz a declaração de Krishna de que no passado muitos praticantes da ciência espiritual chegaram ao amor puro por Deus.
Para quem havia passado a sexta e sábado imerso no workshop dos Nove Estágios de Bhakti foi uma revisão do tema escutando o comentário de Srila Prabhupada sobre o assunto.
Não dá pra deixar de trazer para a Iskcon-RJ o que o hino carioca canta há quase 100 anos sobre a cidade do Rio:
“…congregação maravilhosa, cheia de encantos mil…”
Dhanvantari Swami iniciação prasada
Last modified: novembro 14, 2023