Por Dhanvantari Swami
O oitavo dia após a lua cheia do mês de Hrisikesha no calendário lunar Vaishnava é o dia em que o mundo todo comemora o aparecimento de Krishna na Terra.
Há cerca de 60 anos, ninguém fora da Índia, Paquistão, Nepal e Bangladesh tinha ouvido falar de Krishna e do festival de seu advento. Em 1965, Prabhupada rompeu a barreira que separava Krishna do resto do mundo, comemorando um inusitado Janmashtami em um navio cargueiro, juntamente com seus tripulantes, em algum ponto do oceano Atlântico, enquanto ele se dirigia da Índia para os Estados Unidos.
Hoje em dia, praticamente em todo canto do planeta há um devoto cantando as glórias de Krishna, e é isso que vamos surpreender você com nossa reportagem de hoje.
Pois é, a Chapada Diamantina é uma região geográfica de raras belezas naturais que atraem gente de toda parte do mundo. Sérgio Vicitra e Marra (Jagad Vicitra Das e Mahajana Devi Dasi), devotos de Krishna e seguidores de Prabhupada, se estabeleceram em Ibicoara, onde montaram o espaço Portal dos Avataras, que oferece estúdios para residências temporárias, alimentação vegana e vegetariana, e encontros filosóficos com canto de mantras em louvor a Krishna.
Na última segunda-feira, na quebrada da noite de um dia comum de trabalho, eles convidaram pessoas de seu grande círculo de amizade para se unir à energia que vibrava do Oriente ao Ocidente na celebração do Krishna Janmashtami.
Marra foi para a cozinha bem cedinho, porque sabia que entre os convidados havia veganos e lacto-vegetarianos, e ela queria satisfazer a todos. Cozinhou mais de 10 variedades de iguarias nas duas versões e se preparou para receber a todos.
Sérgio Vicitra tem experiência em apresentar o conhecimento da tradição Vaishnava para o público em geral, e estava pronto para recepcionar os convidados, deixando-os inteiramente à vontade e motivados a ouvir.
O bate-papo começou com uma dinâmica de apresentação mútua entre os 25 convidados. Depois desse agradável quebra-gelo, ele explicou a personalidade de Krishna, revelando Sua identidade suprema e a origem de todas as almas viventes. Falou um pouco sobre como tudo isso lhe foi revelado por seu mestre Prabhupada e como ele foi parar em Ibicoara.
Vicitra compartilhou o lugar de fala com todos os seus amigos, deixando que cantassem em louvor à celebração daquela noite. Uma convidada cantou uma canção que ela compôs para Krishna e depois todos cantaram o maha-mantra Hare Krishna.
O jantar foi servido, e todos degustaram uma deliciosa prasada. E para coroar aquela segunda-feira comum como a rainha de todas as segundas-feiras, foi celebrado o Krishna Janmashtami entre amigos na Chapada Diamantina em 2024.
Bahia Chapada Diamantina Ibicoara Janmasthami
Last modified: setembro 4, 2024