Visit Sponsor

Atualizado por: 1:31 am CGR1, Iskcon, Iskcon Bahia, Notícias Views: 0

Brotando Bhakti

Brotando Bhakti conta a história de como o bairro de Brotas, em Salvador, tornou-se um ponto de encontro espiritual. Em 1973, o discípulo Dhruvananda introduziu os ensinamentos de Bhakti-yoga na comunidade. Desde então, grupos de devotos se reúnem regularmente, mantendo viva a prática e iluminando os corações dos moradores com o canto dos santos nomes de Krishna.

Brotando Bhakti: respeito, maturidade e união

Por Dhanvantari Swami

Brotas é um bairro de Salvador.
Antes de ser bairro era um distrito da cidade, talvez o mais perto do centro comercial e histórico.

Brotas tinha uma vocação mista de zonas urbana e rural favorecida por sua topografia de longa e sinuosa colina de onde surgiam fontes de água como a Fonte Nova e o riacho Bonocô.

Há quem diga que outrora as encostas de sua colina eram muito arborizadas por mangueiras e jaqueiras.

Os limites de Brotas eram os vales que surgiam abaixo de seus muitos sub-distritos, como Matatu, Luis Anselmo, Vila Laura, Largo dos Paranhos, Cosme de Farias, Castro Neves, Pepino, Boa vista, Engenho Velho, Acupe, Horto Florestal, Candeal e Fim de Linha.

Brotas sempre foi um bairro muito eclético e misto em todos os sentidos. Ali viviam pessoas de todas as religiões e condições sócio economicas. No início do século XX serviu como boa opção para várias famílias de imigrantes de Portugal e Espanha que também traziam experiência rural.

Vicitra e eu somos descendentes de 4ª geração de imigrantes portugueses. Nosso Bisavô era um alfaiate que plantava flores para ajudar na renda de sua grande família. Nós nascemos e crescemos entre primos, tios e muitos parentes e amigos de Brotas.

Num belo dia do mês de abril de 1973, a campainha da casa 17 da Rua Álvaro Adorno anunciava a chegada da plantinha de Bhakti naquele bairro. Vicitra foi o primeirão a recebê-la. Ele atendeu a porta e recepcionou Dhruvananda, o discípulo de Prabhupada vindo dos Estados Unidos para fazer brotar Bhakti nos corações dos Brotenses. A partir daí o bairro de Brotas nunca mais foi o mesmo!

Hoje, um grupo de devotos se reúne regularmente e seus componentes cantam juntos os santos nomes de Krishna, iluminando-se uns aos outros com sua maturidade devocional.

Na terça feira, 17 de setembro, Vicitra e sua esposa, Mahajana, eram os convidados de honra para o encontro daquela célula.

Foi uma noite repleta de alegria, conhecimento transcendental e boa convivência espiritual.

A trepadeira de Bhakti continua crescendo na Bahia e dando flores e frutos para a satisfação de Srila Prabhupada.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Last modified: setembro 26, 2024

Close
plugins premium WordPress