Visit Sponsor

Atualizado por: 8:18 pm CGR4, Ecovila Vraja Dhama, Eventos, Iskcon, Notícias Views: 4

Brahmacari Ashrama na Ecovila Vrajadhama

No dia 16 de junho, a Ecovila Vrajadhama formalizou o ashrama de brahmacari para seis devotos através de uma cerimônia tradicional védica, reforçando o lema “Vida simples e Consciência Elevada” e promovendo a ordem social. A cerimônia incluiu a troca de vestes e um sacrifício de fogo, seguida por uma palestra e um kirtana vibrante.

Por Dhanvantari Swami

A Ecovila Vrajadhama está mais colorida de açafrão.

No dia 16 de junho, domingo passado, a Ecovila e o Jaladuta realizaram um Agni-Hotra-Yajna para formalizar o ashrama de brahmacari para seis devotos.

A tradição védica contempla diferentes samskaras (atos de sacralização) para diferentes etapas da vida de uma pessoa. Essas cerimônias destinam-se a transformar atividades humanas triviais em experiências lúdicas do sistema Varnashrama que contribuem para a elevação da consciência da pessoa.

Prabhupada nos orientou a conduzirmos nosso dia a dia através do lema “Vida simples e Consciência Elevada.” A experiência do ashrama de brahmacari para rapazes, e a versão correspondente de brahmacarini para as moças, favorecem a ordem na sociedade e estimulam o interesse pelo coletivo.

Observando o bom comportamento de alguns devotos, suas idades e o senso de responsabilidade com o qual eles desempenham suas atividades materiais, entendemos que convidá-los para formalizarem sua experiência no ashrama de brahmacari seria muito natural e promissor. Vimos também que a a Comunidade teria um ponto a mais no ajuste da ordem social como prescreve a tradição védica.

Entre os novos brahmacaris, quatro são estudantes do Bhakti Sastri e Permacultura. Os outros dois são devotos antigos com segunda iniciação e muito dedicados. Um deles é Dhira Das, um antigo e muito conhecido residente da Ecovila, o outro é Krishna Caran, devoto esforçado e estudioso.

A cerimônia foi muito bonita. Os candidatos entraram no salão do Templo usando roupas brancas enquanto suas vestes açafroadas estavam aos pés de Srila Prabhupada no vyasasana. Depois da abertura da cerimônia com a invocação à Suprema Personalidade De Deus, os rapazes retiraram-se do salão e logo retornaram vestidos de roupas cor de açafrão, prestaram reverências em dandavat sentaram-se na arena e ofereceram cereais e ghee ao fogo do sacrifício, enquanto todos recitavam mantras Védicos.

Yamunacarya Das Goswami proferiu a palestra lendo a BG 8.28, em cujo significado Srila Prabhupada explica a essência da vida de brahmacari.

Por fim, um Kirtana estrondoso e uma deliciosa Prasada.

(Visited 4 times, 1 visits today)

Last modified: setembro 4, 2024

Close
plugins premium WordPress