Visit Sponsor

Atualizado por: 3:24 pm CGR2, Ecovila Vraja Dhama, Eventos, Iskcon, Notícias Views: 5

A Ecovila Vrajadhama dá início à meliponicultura

A Ecovila Vrajadhama recebeu uma colmeia de abelhas Jataí, marcando o início da meliponicultura no local. O presente foi dado por Kurunandana Dasa, que também será o professor de Meliponicultura no curso de Permacultura, visando tanto a polinização local quanto a comercialização de mel para sustentar a Ecovila.

Primeira colméia

Por Dhanvantari Swami

No dia dedicado ao Meio Ambiente, 5 de junho, a Ecovila recebeu de presente uma colmeia de abelhas Jataí. As abelhas dessa espécie não possuem ferrão, são menores em tamanho, formam enxames menos numerosos e o mel que produzem é muito rico em nutrientes, tendo também efeito medicinal.

Quem presenteou Vrajadhama foi o devoto pernambucano Kurunandana Dasa. Ele é apicultor e meliponicultor há muitos anos. Vive numa chácara com suas abelhas e afirma orgulhosamente, que jamais precisou dar “ração de garapa” às abelhas que cuida.

Kurunandana será o professor da disciplina de Meliponicultura do curso de Permacultura do Instituto Jaladuta, Campus Ecovila.

A colmeia presenteada chegou de carro numa viagem noturna de aproximadamente 4 horas. Kurunandana disse que aguardou que as abelhas fechassem o orifício de entrada da colmeia anunciando que era hora de repouso, para então poder transportá-las confortavelmente.

Para a Ecovila, a chegada das abelhas representa importância tanto paisagística como de polinização das árvores frutíferas.

Essa colmeia se formou espontaneamente num tôco de tronco de coqueiro que havia sido perfurado pelo besouro Mangangá. Então Kurunandana trouxe com tôco e tudo.

Vrajadhama escolheu um lugar muito nobre para sua 1ª colmeia. Ela foi assentada perto do templo, no jardim que vai para a Goshala, vizinha a uma frondosa jaqueira e protegida por um telhadinho feito de telha ecológica.

Durante a disciplina de Meliponicultura do curso de Permacultura, (agendada para outubro) Kurunandana vai ensinar o manejo menos violento para multiplicar enxames, retirar o mel, o própolis e a cera produzida.

Ele vai nos trazer abelhas de outras espécies para que nosso Meliponário, que está sendo construído em bio construção pelos alunos do curso de Permacultura, produza variados tipos de mel. Uma importante meta dessa produção é a comercialização do excedente desses produtos, a fim de viabilizar e estabilizar a sustentabilidade da Ecovila e seus residentes.

Essa iniciativa não apenas contribuiu significativamente para o projeto de distribuição de alimentos para pessoas em situação de rua, mas também permitiu que os alimentos arrecadados fossem utilizados em diversos outros projetos. Isso inclui a distribuição de prasada na UERJ, a entrega de cestas básicas a devotos em situação de vulnerabilidade social e o tradicional Festival de Domingo, que oferece gratuitamente jantares lacto-vegetarianos aos visitantes toda semana.

Os devotos da ISKCON expressam profunda gratidão pela generosidade e coragem de Prema Lila. Sua determinação em praticar o serviço devocional e apoiar a missão de Srila Prabhupada serve como inspiração para todos.

(Visited 5 times, 1 visits today)

Last modified: setembro 4, 2024

Close
plugins premium WordPress