Por Dhanvantari Swami
O desenvolvimento espiritual promovido pela prática de Bhakti Yoga ocorre de forma gradual e cronologicamente. O praticante dispõe de todo tempo possível para motivar seu livre arbítrio, fixar sua inteligência e trabalhar sua consciência para, então, agir avançando até o serviço devocional puro. Mas há um limite nesse tempo!
De acordo com Krishna na Gita 2.72 “…_se, pelo menos à hora da morte, o praticante lograr o estado divino de consciência, poderá entrar no reino de Deus”
Como otimizar tal progresso em Bhakti Yoga? A resposta para esse intrigante questionamento é minuciosamente explicada por Vishvanatha Cakravarti Thakura em sua obra “Madhurya Kadambini”. (Disponível na BBT em língua portuguesa.)
Um estudo do conteúdo desse livro do século XVII foi realizado no Templo Hare Krishna, localizado em Itanhangá, no Rio de Janeiro.

Eram cerca de 20 alunos reunidos em um workshop para resgatar e reconstruir os nove estágios de Bhakti. Tive o privilégio de dirigir aquele grupo de estudo constituído por membros da Iskcon RJ muito inteligentes e interessados.
A experiência começou na sexta feira à noite e foi até o fim da tarde de sábado.
O desafio do workshop era identificar o grupo dos nove processos de serviço devocional e conectá-los com os nove estágios de desenvolvimento do serviço.
A metodologia expositiva e participativa utilizada no estudo se encarregou de ajudar na conquista do objetivo do grupo.
Os integrantes concluíram o workshop identificando cada particularidade do caminho de Sraddha a Prema e, como cada uma das nove opções de ocupação em serviço devocional, desde Sravana até Atmanivedana, poderia ser conscientemente vivenciada em sua plenitude de acordo com o estágio no qual o praticante de Bhakti esteja.
Foi uma experiência muito construtiva. Paravyoma Das chegou a comentar: “Eu pensei que não iria encontrar novidades nesse assunto, mas foi o contrário disso”. Citra Gopi Devi Dasi resumiu o que experienciou em uma única palavra: “Impactante!”
bhakti yoga Dhanvantari Swami Rio de Janeiro Sraddha a Prema
Last modified: novembro 14, 2023
Há alguns nos frequento Vrajabhumi. No segundo sábado de dezembro gostaria de ir para algum dos ashrams. Como estão de programação?
Meu aniversário e próximo ao do Maharaj e gostaria de estar presentes o último q fui foi muito especial
Por favor aguardo alguma dica
Obrigada
Sandra
Não sei o que pode lhes interessar. Mas, já 2 anos passei meu aniversário em Vrajabhumi e acabei ficando um mês ou mais. Acho q busco pessoas, como as que pude compartilhar no ano q lá estive. Busco me encontrar’me conhecer e cantar muito hare mantra me deparar com questões minhas, ao menos tempo q sou arrebatada pela alegria dos devotos z. Busco encontros, de preferência com o Sr krishna, com shivs