Visit Sponsor

Atualizado por: 10:38 pm Especial, Matérias exclusivas Views: 132

Junho Vermelho: Conscientização sobre Doação de Sangue e Luta contra a Anemia e a Leucemia

Junho Vermelho é uma campanha de conscientização sobre a doação de sangue, focada em combater a anemia e a leucemia, especialmente em junho, quando os estoques de sangue no Brasil estão mais baixos. O Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, homenageia Karl Landsteiner, descobridor dos grupos sanguíneos e do fator Rh. Um hemocentro realiza a coleta e processamento do sangue doado, que pode beneficiar até quatro pessoas. Você já parou para pensar que doar sangue é uma forma de servir?

Por Bhaktin Marília Fonseca

Em junho é realizada a campanha de conscientização sobre a doação de sangue porque é o mês em que os estoques de sangue no Brasil atingem as menores quantidades.

Curiosidade:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue, em homenagem a Karl Landsteiner. Ele é o imunologista que ganhou o Prêmio Nobel em 1930 pela classificação do sistema ABO e pela descoberta do fator Rh.

O que é um hemocentro?
Hemocentro é o local onde ocorre a coleta, o armazenamento, processamento, fracionamento e aplicação do sangue. Também é realizada a sorologia do sangue, ou seja, uma série de exames laboratoriais de doenças passiveis de serem transmitidas pelo sangue.

Uma doação beneficia quantas pessoas?
Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

De acordo com o seu tipo sanguíneo, como saber que tipo de sangue você pode receber?

  • Sangue A: recebe sangue de pessoas do tipo A ou O
  • Sangue B: recebe sangue de pessoas do tipo B ou O;
  • Sangue AB: pode receber sangue de todos os tipos sem que haja reação;
  • Sangue O: é o doador universal e é um dos tipos mais comum, mas só pode receber sangue de pessoas do tipo O.

E o que é o fator Rh?
Ele corresponde a um antígeno presente nos glóbulos vermelhos (hemácias) e deve ser levado em conta na hora da transfusão a fim de evitar complicações. Pessoas com o fator Rh (Rh+) podem receber qualquer sangue, mas doam apenas para outras pessoas com o fator Rh. Já os indivíduos que não apresentam o fator Rh (Rh-) podem doar para qualquer pessoa, mas só podem receber sangue de quem também seja Rh-.

O sangue doado é útil para quem?
Para as pessoas que sofreram acidentes graves e necessitam de transfusão, para quem precisa de transplante, para pacientes durante cirurgias de grande porte ou em tratamento de doenças crônicas graves como câncer e anemias, por exemplo.

O que é preciso para poder doar de sangue?

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter idade entre 16 e 69 anos de idade. (Para menores de 18 anos é obrigatória a autorização formal dos responsáveis);
  • Ter peso mínimo de 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Ter documento de identificação com fotografia emitido por órgão oficial.

Doar sangue pode salvar vidas

Doar sangue é um ato de amor ao próximo

Você já parou para pensar que doar sangue é uma forma de servir?

Satsvarūpa dāsa Gosvāmī descreve no livro “Prabhupada – Um Santo no Século XX” um acontecimento interessante que acabou inspirando Bhaktivedanta Swami a falar sobre o quanto servir é algo natural em nós. Em qualquer um de nós.

 “…Subitamente entra um vagabundo no Bowery, assoviando e gritando embriagado. A audiência permanece sentada, sem saber o que fazer.

Bêbado: “Como vão as coisas? Volto logo. Tem algo que eu trouxe.”

Bhaktivedanta Swami: “Não perturbe. Sente-se. Estamos falando com seriedade.”

Bêbado: “Vou colocar ali. Numa igreja? Tudo bem. Volto logo.”

O homem tem cabelos brancos, barba curta e grisalha e roupas amarrotadas. Seu odor invade o templo, Mas então, de repente, ele sai cambaleando porta afora e desaparece.

Bhaktivedanta Swami dá um leve sorriso e imediatamente volta a sua palestra.

…Mas transcorridos cinco minutos, o velho vagabundo regressa, anunciando a sua entrada: “Como vão as coisas?”. Vem trazendo algo. Consegue de alguma forma passar pelo grupo e vai direto aos fundos do templo, onde o Swami está sentado. Abre a porta do gabinete sanitário, coloca no interior do mesmo dois rolos de papel higiênico, fecha a porta e então dirige-se para a pia, sobre a qual coloca algumas toalhas de papel e outros dois rolos de papel higiênico, bem como um pouco mais de toalha de papel debaixo da pia. Então, levanta-se e volta-se em direção ao Swami e à audiência. O Swami olha para ele e pergunta: “O que é isso?” Dessa vez, o bêbado fica calado; já fez seu trabalho. O Swami começa a rir, agradecendo a seu visitante, que agora se dirige à porta: “Obrigado. Muito obrigado.” O bêbado sai. “Vejam só”, agora Bhaktivedanta Swami dirige a palavra para a sua congregação. “Prestar algum serviço é uma tendência natural. Notem que ele nem está sóbrio, mas pensou: ‘Eis uma boa hora. Deixe-me prestar algum serviço’. Vejam só como surge automaticamente. Isso é natural”.

Essa situação, um tanto quanto inusitada, nos convida a refletir sobre o quanto ou como temos deixado fluir por nós o servir, natural tal como é. Aproveitamos as oportunidades que surgem? Estamos atentos para as possibilidades de serviço que talvez não sejam tão explícitas? Buscamos mais servir ou sermos servidos? Como servimos a Deus no dia-a-dia?

“Por conseguinte, não importa o que alguém fazia antes, que atividades pecaminosas cometia. Ele talvez não seja perfeito a princípio, mas, se prestar serviço, então se purificará”. “A forma de vida humana oferece a oportunidade de voltar para casa, de volta ao Supremo.

Portanto, toda entidade viva, especialmente na forma de vida humana, deve ocupar-se em serviço devocional aos pés de lótus do Senhor Viṣṇu. Este serviço devocional é natural porque o Senhor Viṣṇu, a Suprema Personalidade de Deus, é o mais amado, o mestre da alma e o benquerente de todos os outros seres vivos.”

Contato dos Hemocentros de todo o Brasil:
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue/arquivos/lista-de-hemocentros.pdf

Inspiração:
Prabhupada – Um Santo no Século XX (Satsvarūpa dāsa Gosvāmī)
https://ascom.ufpa.br/links/Campanha%20Junho%20Vermelho%202021-LAIP.pdf

Sugestão de Palestra:
“Como Servir Sem Segundas Intenções?” – Chandramukha Swami – Śrīmad-Bhāgavatam 7.6.2 

(Visited 132 times, 1 visits today)

Last modified: junho 24, 2024

Close
plugins premium WordPress