Por Bhaktin Marília Fonseca
O mês de outubro chegou e ele está todo em cor-de-rosa.
Criado no início de 1990, Outubro Rosa é um movimento internacional que pretende contribuir para a redução da incidência e da mortalidade por câncer de mama.
A ideia é divulgar informações sobre o câncer de mama, conscientizando quanto a importância da sua prevenção e diagnóstico precoce.
Mas… Por que dedicar um mês inteiro a essa enfermidade?
Por ano, são contabilizados 2,3 milhões de casos dessa doença no mundo. Só no Brasil foram registrados 17.825 óbitos por câncer de mama em 2020. Apesar deste ser o segundo tipo mais comum no Brasil (o primeiro é o de pele), ele é o câncer que causa mais mortes em mulheres. Ainda que raro, os homens também podem desenvolver essa doença, mas representam apenas 1% dos casos.
O principal sinal que pode indicar câncer de mama, constatado em 90% dos casos, é a presença de caroço na mama (nódulo geralmente endurecido, fixo e indolor). Contudo, há outros sintomas, como a pele da mama avermelhada ou com textura semelhante a uma casca de laranja, alterações no mamilo e saída espontânea de liquido de um dos mamilos. Deve-se dar igual atenção caso perceba pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
Os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama podem ser comportamentais/ambientais, reprodutivos/hormonais e hereditários/genéticos, mas o mais importante deles é a idade acima dos 50 anos. Há alguns hábitos que podem reduzir os riscos de desenvolver essa doença, como praticar exercícios físicos, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas, manter o peso adequado e se alimentar de forma saudável.
O INCA – Instituto Nacional de Câncer estima em 73.610 o número de novos casos de câncer de mama no Brasil apenas para o triênio de 2023 a 2025. É fato que quando essa enfermidade é diagnosticada precocemente e o tratamento adequado para cada caso é iniciado rapidamente, menores são as chances de mortandade por câncer de mama.
Conhecer o próprio corpo é um importante aliado para perceber sinais e sintomas da doença. Portanto, sempre observe, apalpe e sinta as suas mamas. Se identificar alguma variação suspeita e persistente, o próximo passo é procurar um Posto de Saúde ou um ginecologista.
A maneira mais indicada de detectar a doença precocemente é fazendo mamografia. O SUS recomenda que este exame seja realizado a cada dois anos nas mulheres entre 50 e 69 anos enquanto a classe médica recomenda que o exame seja anual e a partir dos 40 anos de idade.
Quer um ótimo motivo para incluir a mamografia como exame de rotina e realizá-la periodicamente?
Em síntese, para conseguir detectar a enfermidade em seu início e tão logo iniciar o tratamento adequando a fim de proporcionar saúde ao corpo material e, com isso, poder continuar a dedicá-lo, com amor, à satisfação de Kṛṣṇa.
O Senhor Supremo explica para Arjuna que o corpo (kṣetra) é o campo de atividades da alma condicionada (jīva).
Bhagavad Gita 13.1-2
Portanto, é por meio do corpo humano, cultivando a consciência de Kṛṣṇa com fé e conhecimento, que é possível conhecer a natureza transcendental de Kṛṣṇa e Suas atividades e, assim, conquistar a perfeição máxima da vida: alcançar a Sua morada eterna.
Bhagavad Gita 4.9
O fato de ser extremamente raro alcançar a perfeição da realização transcendental e conhecê-Lo de verdade (Bhagavad Gita 7.3), não deve desanimar o devoto em sua caminhada.
Prahlāda Mahārāja afirma que obter o corpo humano é algo muito raro e valioso, pois é na vida humana que há possibilidade de executar serviço devocional. Ele ainda enfatiza que a perfeição pode ser alcançada até mesmo com um pouco de serviço devocional sincero.
Śrīmad-Bhāgavatam 7.6.1
Aproveite toda essa inspiração e dê um propósito transcendental ao cuidado da saúde.
Sugestão de Palestra: Qual É O Propósito Da Vida Humana? (Vedanta sem Firula – Chandramukha Swami)
Inspiração:
Bhagavad Gita 4.9; 7.3; 13.2
Śrīmad-Bhāgavatam 7.6.1.
Cartilha_câncer_de_mama_2023_8_ed.pdf (inca.gov.br)
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2023.pdf
Last modified: outubro 4, 2023