Visit Sponsor

Atualizado por: 8:49 pm Especial, Matérias exclusivas Views: 41

Abril Azul: Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

O Abril Azul é um mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma condição comportamental complexa e variável. Pessoas com TEA podem apresentar sintomas desde muito sutis até bastante evidentes, influenciados por fatores genéticos e ambientais. O diagnóstico, que não se dá por exames laboratoriais, mas pela observação comportamental, pode ocorrer em qualquer fase da vida. Aumentar a conscientização sobre o TEA é fundamental para a inclusão social desses indivíduos, enfatizando a importância do conhecimento e respeito pelas suas peculiaridades e necessidades.

Por Bhaktin Marília Fonseca

O Transtorno do Espectro do Autismo – TEA está na categoria de Transtornos Gerais do Desenvolvimento e é compreendido como uma síndrome comportamental complexa, caracterizada por uma grande variabilidade na intensidade e nas suas formas de expressão. Por isso, a interpretação do autismo se dá em um espectro, pois cada um vai apresentar os sintomas do TEA em diferentes níveis de intensidade.

Dessa forma, uma pessoa pode estar no espectro do autismo e não conseguirmos perceber, de tão sutis serem os seus sintomas. O seu início é precoce, mas o TEA pode ser diagnosticado apenas na fase adulta. E assim, a sua vida seguiu: essa pessoa se relacionou, estudou, se profissionalizou, trabalhou, sonhou, amou, cometeu erros e comemorou acertos. Assim como eu e você.

Segundo o documento de 2020 do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, o TEA atinge 1 a cada 54 pessoas é quatro vezes maior a sua ocorrência em meninos. Ou seja, é bem provável que você conheça ou já tenha interagido com alguma pessoa dentro do espectro do autismo.

A sua causa não é única, sendo definida como uma associação de fatores genéticos e ambientais. É fato que as suas dificuldades acabam comprometendo todo o desenvolvimento do indivíduo e que pode vir associado a algum outro transtorno ou comorbidade.

Há alguns padrões repetitivos e estereotipados que são característicos em pessoas no espectro do autista, como por exemplo a resistência a mudanças, insistência em algumas rotinas, apego a certos objetos, o balançar do corpo e a repetição e determinadas palavras, frases ou canções.

Contudo, há dois traços característicos para uma pessoa ser diagnosticada dentro do espectro autista, segundo o consenso médico atual:

  • Dificuldades persistentes na comunicação social e na interação social em diferentes contextos;
  • Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, que prejudiquem o seu convívio social.

A melhor forma de ajudar uma pessoa com autismo é garantir um diagnóstico correto, lembrando que ele é realizado a partir da análise do comportamento e não por meio de laboratório.

Outro ponto importante: quanto mais conhecimento sobre o TEA é adquirido e difundido, maior é a inclusão social do indivíduo com autismo. Façamos a nossa parte!

Já sabemos que, no fundo, tudo é sobre amor, mas não custa lembrar. Bhakti yoga é a atividade inerente da alma. Por meio dela nos purificarmos e, sobretudo, exercitarmos o nosso relacionamento com Krishna. E isso também tem a ver com a forma com a qual nos relacionamos com os demais seres aqui neste mundo material. Śrī Rūpa Gosvāmī é muito claro quando diz que:

Śrī Rūpa Gosvāmī é muito claro quando diz que “Situado em sua posição consciente de Krishna original, o devoto puro não se identifica com o corpo. Não se deve encarar um devoto a partir de um ponto de vista materialista” (Upadeśāmṛta, Verso 6). Srila Prabhupada esclarece no significado desse verso que “um devoto é inferior ou superior de acordo com o seu desenvolvimento espiritual em consciência de Krishna”.

Embora Śrī Rūpa Gosvāmī esteja se referindo aos devotos puros, é fato que a identificação com o corpo se dá por não estarmos situados na plataforma espiritual. Por isso, a nossa tendência é olhar o outro com olhos materiais, dando importância para aquilo que é irrelevante.

Cabe nos lembrarmos que entre as qualidades divinas enunciadas por Krishna a Arjuna, não gostar de achar defeitos é uma delas (apaiśunam).  É nosso dever respeitar todas as entidades vivas e enxergá-las como de fato são: centelhas divinas plenamente amadas pela Suprema Personalidade de Deus.

“O Senhor Supremo está situado nos corações de todos, ó Arjuna, e está dirigindo as andanças de todas as entidades vivas, que estão sentadas num tipo de máquina feita de energia material.”

Bhagavad-Gita 18.61

Este verso abaixo ensina sobre o desapego aos resultados e a importância de focar no cumprimento do dever, concentre-se em suas capacidades e esforços, independentemente dos resultados externos.

Você tem o direito de executar seu dever prescrito, mas não tem o direito aos frutos da ação. Jamais se considere a causa dos resultados de suas atividades, e jamais se apegue ao não-cumprimento do seu dever.

Desempenhe seu dever com equilíbrio, ó Arjuna, abandonando todo o apego a sucesso ou fracasso. Tal equanimidade chama-se yoga.

Bhagavad Gita 2.47-48

Este ensinamento abaixo incentiva as pessoas a buscarem serenidade e controle emocional, entendendo que a verdadeira estabilidade vem de dentro e não das circunstâncias externas.

Aquele cuja mente não é perturbada mesmo estando rodeado das três classes de misérias, e nem se exalta quando há felicidade, e que está livre do apego, do medo e da ira, é chamado um sábio de mente estável.

Bhagavad Gita 2.56

Krishna pede a Arjuna que se entregue exclusivamente a ele, indicando que a entrega verdadeira requer foco total na Suprema Personalidade de Deus sem distrações. Esta entrega é considerada o ato mais alto de devoção e é dita como o caminho direto para a libertação do ciclo de nascimentos e mortes. Com a proteção de Krishna não temos nada a temer.

Abandone todas as variedades de religião e simplesmente renda-se a Mim. Eu o libertarei de todas as reações pecaminosas. Não tema.

Bhagavad Gita 18.66

Em tempo

Abordar sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) não é nada fácil, pois, felizmente, há muita informação abordando diversos aspectos dessa condição.

Portanto, para todos aqueles que desejam saber mais, sugerimos que consultem os estudos utilizados como inspiração para esse breve texto, procurem especialistas (neurologistas, psiquiatras, psicólogos), recorram ao SUS ou a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do seu município.

Sugestão de Palestra:

Yamunacarya Das Goswami – Néctar da instrução – Versos 6 e 7

Chandramukha Swami (Vedanta sem Firula) – Não se deve Blasfemar ou Criticar os Devotos

Inspiração:

(Visited 41 times, 1 visits today)

Last modified: maio 27, 2024

Close
plugins premium WordPress